
Dançar com um belo vestido não é o mesmo que dançar sem produção, num ensaio ou aula. É difícil admitir que o que está fora também pode influenciar no que sentimos no momento da dança, mas é preciso. Em nome da honestidade.
Tenho alguns vestidos flamencos, e gosto mais de uns do que de outros. Tenho um desejo ainda: um belo vestido vermelho! Fuego! Flama! Muy lindo!
Claro que apenas um vestido bonito não torna nenhuma bailaora talentosa, assim como bons sapatos não podem soar lindamente sem a destreza de quem os calça.
Mas certamente vestidos e sapatos belos e de qualidade são elementos que ajudam a quem estuda e desenvolve suas faculdades na dança flamenca (em qualquer dança, aliás). Assim, é preciso ter conhecimento também, municiar de cultura não só a mente, mas sobretudo o corpo.
Numa fórmula resumida, eu diria que vestidos + cultura = composição ideal. Agora, como diz o Quino nessa divertida tira da Mafalda, uma coisa é verdade: se você sair na rua sem cultura, a polícia não te prende! Rsrs...
Besos y hasta lueguito!
Flah Menkita
