Uma semana atrás, assisti a uma apresentação de flamenco no Casa Patas, em Madri, capital da Espanha. Foi a primeira vez em que estive na casa, que é um restaurante com um espaço reservado para shows de flamenco. A-do-rei!
Havia poucos dias, a Unesco declarara o flamenco patrimônio imaterial da humanidade, fato anunciado largamente em rádio e televisão, estampado nos jornais e na fachada da casa.

No dia seguinte, fiz uma rápida visita à escola de flamenco Amor de Dios. A escola fica escondida no edifício do Mercado de Antón Martín e me custou encontrar, mas chegando ali tive certeza de estar no lugar que buscava, ao ver meninas animadas sapateando bem à porta, antes mesmo de ler o nome da escola no letreiro.
É impressionante a energia daquele lugar. Várias salas de aula dedicadas à arte flamenca, fotos nas paredes, figurinos expostos, alunos estudando fora do horário de aulas. Infelizmente, não havia nenhuma aula de flamenco em curso, então não pude sequer assistir a um pouquinho, mas mesmo assim pude perceber que a Amor de Dios é realmente um templo de dedicação ao flamenco. Quem sabe um dia faço algumas aulas por lá? Nem preciso dizer que voltei super animada para minhas aulas e ensaios! Agradeço a Mari Abreu e Tila pelas indicações da Casa Patas e da Amor de Dios! Agradeço também a Sabine e Ana pela companhia e pelo brinde ao flamenco que fizemos juntas!
Besos saudosos
Flah Menkita