sábado, 19 de dezembro de 2009

Feliz Natal, Ano Bom!

E vem chegando o Papai Noel com sua trupe - renas, doendes, fadinhas, gnomos, oompa-loompas (reforço emprestado...rsrs) -, anunciando o fim de mais um ano e outro novinho surgindo no horizonte!.
Para além da parafernália toda em torno do comércio que tomou conta desta época, com suas luzes chamativas, barulho, correria, compras e blablablá, lembremos que a ideia - para muitas pessoas no mundo e cá comigo - é celebrar o nascimento daquele que atravessa o tempo como o grande exemplo a ser seguido, cuja lição principal se resume em uma palavra: amor..
"O amor é o grande guarda-chuva sob o qual tudo de bom se abriga", disse-me esses dias alguém querido. Concordo: caridade, perdão, respeito, paciência, desapego, mansidão, tolerância, humildade etc só existem onde houver amor. Parece simples, né? Rs....
"Flamencamente falando" sobre o balanço do ano, 2009 teve alguns contratempos que me afastaram duas vezes dos tablados, mas felizmente terminou tudo bem! Obrigada, Mari e meninas no Soniquetinho. Obrigada, Annie: um super "valeu e vamu-qui-vamu"!!!.
Quero agradecer também ao Brad Pitt, que gentilmente fez o vídeo da apresentação no Rudá, quando poderia ter optado por tantas outras atividades suuuuper legais naquela noite de sábado!.
Que em 2010 o flamenco siga presente, forte, preciso e leve, com muitas apresentações e novidades!.
E como este blog pretende ser essencialmente flamenco, não vou me estender mais no "não flamencamente falando", mas posso dizer que tive um ano bom e sou grata por tudo..
Boas festas! Muito amor, saúde também, e um videozinho flamenco pra animar! Maria Pages, Riverdance. Liiiiiinda!!!
Flah Menkita



domingo, 6 de dezembro de 2009

Noite de festa!

Ontem aconteceu a apresentação de final de ano da academia de flamenco e sapateado Soniquete, no Rudá. O Coral Coromim abriu essa noite de festa, para a qual todos se prepararam com muito carinho ao longo do ano.
Participei dançando sevilhanas e guajira, com as colegas Bruna, Carol e Cíntia, e gostei muito! O público era bem receptivo, o que deu ao ambiente uma energia especial. Pessoalmente, tive a alegria de ter na platéia pessoas muito queridas, algumas das quais chegaram de surpresa! Adorei!
Obrigada a todos, inclusive aos que não puderam ir, mas ali estavam em pensamento, como minha parceira Annie. Agradeço pela acolhida e dedicação à maestra Mariana; pela produção do cabelo, ao Carlinhos; e pelo figurino, à Ofélia.
Hoje as lembranças ainda ressoam muito vivas: ensaios, produção, pequenos contratempos, grandes ajudas, momentos de descontração, admiração, concentração... e a vontade de seguir fazendo mais e melhor!
Flah Menkita

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Casa do Lago - Unicamp

Uma turma animada!
No dia 26 de novembro de 2009 aconteceu na Casa do Lago, espaço cultural da Unicamp, um festival de dança e música promovido pelas faculdades de Medicina e de Eng. Elétrica.
Foi muito interessante por reunir vários estilos e características. Uma delas foi a Dança Flamenca.
Eu participei com o grupo Aires de Espanha da sociedade Casa de Espanha de Campinas com tangos, sevillanas e guajira - "rojo, negro y abanico"
Foi muito "flamenquito", o cenário, a luz, o som e principalmente o público!
Saludos a todos,
Annie Carrera

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vamos pôr na roda!

Queridos amigos!

É com muita alegria que inauguramos nosso blog flamenco, que está sendo gestado há um bom tempo, mas não saía da gaveta por várias razões, ou sei lá por quê.
A gente queria lançar com um logotipo bem bacana, num momento em que tivéssemos mais tempo para criar novos textos com certa frequência (eu ainda me acostumo a não botar o trema!), com mais fotos etc etc...
Até que esta semana, no nosso ensaio, comentamos: "E o nosso blog, hein?". E depois daquela cara de paisagem das duas e um "silêncio amarelo" decidimos "deixar de é" e lançar de uma vez! É isso aí: vamos pôr na roda!
E aos pouquinhos a gente vai melhorando, inclusive contando com os comentários, dicas, críticas e sugestões dos leitores.
A idéia é escrevermos pelo menos uma vez por semana, ora eu, ora a Annie.
E vamos assim, começando de mansinho.
Muito obrigada pela visita. A casa é nova, a tinta é fresca, ainda estamos arrumando, mas você é muito bem-vindo!
Besos flamencos! Olé!
Annie e Flávia

PS: Abaixo, um dos nossos testes com o blog, há alguns meses. Acho lindo esse poema.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

DANÇARINA ESPANHOLA



Como um fósforo a arder antes que cresça
a flama, distendendo em raios brancos
suas línguas de luz, assim começa
a se alastrar ao redor, ágil e ardente,
a dançar em arco aos trêmulos arrancos.
E logo ela é só flama, inteiramente...
Com um olhar, põe fogo nos cabelos
e com a arte sutil dos tornozelos
incendeia também os seus vestidos
de onde serpentes doidas, a rompê-los,
saltam os braços nus com estalidos.
Então, como se fosse um feixe aceso,
colhe o fogo num gesto de desprezo,
atira-o bruscamente no tablado
e o contempla. Ei-lo ao rés do chão, irado,
a sustentar ainda a chama viva.
Mas, ela, do alto, num leve sorriso
de saudação, erguendo a fronte altiva,
pisa-o com seu pequeno pé preciso.

RAINER MARIA RILKE
Tradução: Augusto de Campos