segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vamos celebrar!

E chega ao fim mais um ano, que para mim foi de muito esforço e também de muitas alegrias! Quanto ao flamenco, vivi momentos bem felizes, como a surpresa de encontrar na praia minha professora e maestra no Soniquete, Mariana Abreu; a oportunidade de assistir ao espetáculo Carmen da Cia Antonio Gades e às belas apresentações de final de ano das academias Café Tablao, Soniquete e Centro de Arte Flamenca; além da alegria de bailar no espetáculo da academia Nova Era, com minha primeira professora, a talentosa bailaora (e futura mamãe) Tatiana Hass, e com minha 'cumadi' e parceira de Flama, Annie Glends, que voltou aos palcos com força total!

Veja aqui algumas fotos da nossa apresentação!
Enfim, gostaria de agradecer a este excelente ano, a tudo o que aprendi com cada pessoa ao meu redor, aos novos queridos integrantes do meu pequeno universo, à compreensão daqueles que não pude encontrar por conta de tantos compromissos que assumi, aos que estiveram presentes na minha apresentação de flamenco - em especial ao meu super fotógrafo, cinegrafista, fã e ídolo (rs) - e aos que desejaram estar ali, mas não puderam. Muito obrigada!
O Natal já passou e 2012 vem chegando depressa! Mas ainda é tempo para desejar a todos um ano maravilhoso, cheio de saúde, paz, amor e realizações! E com muito flamenco também!!! Olé!

Besos y hasta pronto!
Flah Menkita

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Uma verdadeira caravana Flamenca

Fim de ano, espetáculos flamencos! Vamos aproveitar!
Ontem, 5a.feira, 08 de dezembro, tive o deleite de assistir a um show de arte flamenca proporcionado pelo Café Tablao e Cia. Minhas queridas, a admiradíssima Karina Maganha, com seu profissionalismo e divina alma flamenca e Jocely Bonillha com seu fervor e exímio conhecimento pela cultura espanhola, nos ofereceu momentos dignos de emoção e repleto de uma vibração como um filme de Carlos Saura.
Como mencionou minha 'cumadre' flamenquita, Flávia Gouveia, nossos artistas flamencos brasileiros não perdem em nada para os originais andaluzes.
Fiquei comovida como sempre, em sentir a energia y 'el aire flamenco', que é o fundamental para a expressão desta arte. Mais do que o prazer de sentir essa emoção, para vivenciar essa paixão, é preciso ser flamenco.


E não pára por aí...
Sábado dia 10/12, em Jundiaí, será a apresentação das flamencas de "El Arte Flamenco", no Teatro Polytheama. Que aliás, com licença, meu lado arquiteto... é um maravilhoso teatro, todo restaurado e com projeto de Lina Bo Bardi!
Os detalhes estão neste link:
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=10&Int_ID=165763

Domingo, dia 11/12, o Estúdio Soniquete Arte Flamenca, de nuestra preciosa Mariana Abreu, irá se apresentar no Teatro Bento Quirino, aqui em Campinas. Excelentes bailaores estarão presentes ali. Aproveitem!!!

E nós!! Do Flama Arte Flamenca estaremos também nos apresentando! Será dia 17/12, as 15h30, no Teatro do SESC - Bonfim, aqui em Campinas. Estaremos eu e Flávia, compartilhando o mesmo palco novamente. 'Cumadi', que alegria!! Graças a Tatiana Hass, que está vivendo um momento muito especial e que muito em breve estará com sua bebezinha mais do que flamenquita em seus braços. Parabéns Tati! Essa festa é sua!! Olé!

E a especialíssima Lu Garcia, Centro de Arte Flamenca, com sua produção impecável que traz esse ano, ninguém menos que, Neruda! Dias 21 e 22/12, no Centro de Convivência, também aqui em Campinas. Estou ansiosíssima para assistir. Já reservei meu ingresso e claro que irei me emocionar muito. Assim como já me comovi com a poesia...  No palco estarão algumas amigas especiais e que por pouco não bailamos juntas este ano. Porém, fica a promessa para o próximo ano com nosso Tarantos.

Meus queridos, fica difícil escrever aqui sobre todos vocês. Cada companhia tem sua particularidade e sua energia maravilhosa. Eu, como amante desta arte flamenca, admiro muito todos vocês e gostaria de fazer parte disso tudo eternamente.
Eu deixo aqui meus sinceros agradecimentos pelo excelente trabalho que todos vocês vêm executando ao longo desses anos e nós, só temos que nos degustar dessa arte que a cada dia cresce mais em nossas almas.
Flamenco é isso, eterna paixão.
Beijos a todos, muita 'merda' e bom espetáculo!!
Annie Carrera

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Carmen

Olá, quanto tempo! Finalmente consegui um tempinho pra assistir ao espetáculo "Carmen", apresentado pela Cia Antonio Gades no teatro Bradesco, em São Paulo. A noite foi empolgante! 
A história de Carmen nasceu como ópera e associou-se ao flamenco posteriormente. A autoria da ópera Carmen é do compositor francês Georges Bizet (1838-1875), que se baseou na novela homônima escrita pelo historiador, arqueólogo e escritor romântico francês Prosper Mérimée (1803-1870). Sua estreia se deu na Opéra Comique, em Paris, em 1875.
Com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, Carmen conta a história de uma cigana com especial talento para seduzir e arruinar os homens que atravessavam seu caminho. O soldado José e o toureiro Escamillo formam, com Carmen, o triângulo amoroso sobre o qual se desenrola a história. São palavras emblemáticas da personagem central, repetidas no refrão: "Se você não me ama, eu te amo. Mas se eu te amo, cuidado!".


A estreia da ópera foi recebida com frieza e fortes críticas dos principais jornais franceses. Meses depois, Bizet morreria, sem saber que sua obra viria a tornar-se uma das mais populares óperas em todo o mundo. Ao longo do tempo, Carmen inspirou diversos diretores de cinema, como Charles Chaplin, que produziu uma versão cômica da trama em curta-metragem, Carlos Saura, que incorporou a sensualidade da dança flamenca ao enredo, e Jean Luc Godard, em cuja obra as tradições ciganas dão lugar à urbanidade de tempos mais modernos.
A versão para teatro de Carmen foi concebida quase que paralelamente à filmagem da fita de Carlos Saura. O êxito obtido pelo filme animou Antonio Gades a realizar a sua versão teatral, obra-prima da dança espanhola que veio agregar-se ao seu repertório (então com duas obras de enorme peso artístico, Bodas de Sangre e Suite de Flamenco). A estreia parisiense em 1983 foi um excepcional êxito de crítica e de público, situando Antonio Gades definitivamente na esfera dos mais importantes bailarinos e coreógrafos do mundo. Antonio Gades faleceu em 2004.
O espetáculo foi bonito, com belas demonstrações de técnica e interpretação, mas saí com a sensação de que fui com a expectativa alta demais. Mais uma vez verifiquei que o nível dos melhores bailaores brasileiros não deve nada ao dos espanhóis. Vontade de bailar!!! Olé!
Flah Menkita

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sim, atividades flamencas!!

Mesmo com toda essa correria, esse tempo que não pára e o cansaço que nos visita todos os dias, o Flama Arte Flamenca está na ativa.
Em julho, no dia 27, participamos de um almoço espanhol na Sociedade Hípica de Campinas. Fizemos uma petit apresentação com a presença muito especial da bailaora Giovana Vilariño. Foi um espetáculo!
Regado ao som do Grupo Musical JD, o almoço foi muito animado. Bailamos sevillanas, tangos, guajira e outros palos festivos.




É isso: estamos presentes!! O flamenco faz parte de nós eternamente.
Olè!!
Annie Carrera

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O flamenco está no ar!

E finalmente chegaram as férias de Flah Menkita! Amém! Esses dias fora do circuito "metro-boulot-dodo" foram ótimos e a vontade de voltar a flamencar bateu forte. Antes mesmo de desligar o turbo, encontrei minha cumadi e companheira de blog e conferi o ar flamenquito da fofíssima Carolita, com suas mãozinhas a girar (cadê as fotos desse dia, Annie?)! Soube também que a Tati Hass, minha primeira prof de flamenco, está gravidinha! Que linda! Será menino ou menina? Alguém aí sabe me dizer?
E o flamenco está mesmo no ar. Veja que feliz coincidência! Nesse meu pequeno break, viajei quase 2.800 Km e eis que no meio da rua encontro quem???? Mari Abreu, destaque na cena flamenca campineira e minha prof de flamenco no estúdio Soniquete! E ainda tivemos a alegria de compartilhar emocionantes momentos "golfísticos" e "sorvetísticos" (vc já tomou sorvete de gergelim com mel? Hummm...)!
Agora é hora de recomeçar, com novos e many volts! :-)
Aproveito para agradecer também pelos lindos dias e ótimos momentos a Manuca e família, Denise, Jeremy, Mari e Vitor!


Besos!
Flah Menkita

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Petenera de sombras

Faz tempo que não escrevo no blog e hoje dei de cara com essa petenera linda e triste, que quis postar aqui. A petenera é um palo flamenco de cante melódico, pausado e sentimental. O vídeo é uma extração do filme Flamenco, de Carlos Saura, com baile de María Pages.



Eis a letra:
Sentenciao estoy a muerte
(José Menese)

¡Ay, ay, ay! Sentenciao estoy a muerte,
si me ven hablar contigo
Ya pueden los mataores,
mare de mi corazón,
prevenir a los cuchillos
Sentenciao estoy a muerte,
si me ven hablar contigo
¡Ay! Firme yo como la piera,
tanto tormento y dolor,
para que yo no lo sintiera,
compañera de mis cantes, ¡ay!,
para que yo no lo sintiera,
celdas en el corazón,
¡ay! es menester que tuviera

Besos
Flah Menkita

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa e Feria de Abril 2011

Chegamos a abril, mês em que celebramos a Páscoa e também uma das mais famosas feiras espanholas: a Feria de Abril.
Sobre a Páscoa, aproveito material levantado pela Annie para trazer uma curiosidade: a palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e significa 'passagem'. A data é muito especial tanto para cristãos como para judeus. Os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, sua passagem da morte à vida, enquanto a festa judaica homenageia a passagem da escravatura do povo no Egito para a liberdade na Terra prometida.
Quanto à Feria de Abril, que nada tem a ver com a Páscoa e surgiu apenas em 1846, bailaoras, bailaores e admiradores do flamenco entram no clima de festa para celebrar o evento que é realizado tradicionalmente na cidade espanhola de Sevilha e hoje é reproduzido em várias partes do mundo. A feira foi idealizada pelo catalão Narciso Bonaplata e pelo basco José María de Ybarra, inicialmente, como uma feira para o comércio de gado e mercadorias, conforme informações que colhi no blog de Marilyn Mafra.
Com o passar dos anos, o evento cresceu e tornou-se uma grande festa tradicional andaluza, atraindo turistas do mundo inteiro. Nas mais de mil casetas (pequenas casas) da feira, os sócios levam suas famílias e amigos para beber, comer, bailar e desfrutar.
A festa geralmente se inicia em uma segunda-feira, quando se reúnem os sócios para fazer o jantar típico e se acendem as luzes do portal, e só termina no domingo, com uma grande queima de fogos.
Como informamos no post do ano passado sobre a feira, suas principais atrações são os bailes por sevillanas, o Paseo de Caballos e a culinária baseada em peixes e frutos do mar.
A programação deste ano em Campinas é a seguinte:

Para mais detalhes, acesse: http://www.soniquete.com.br/
Aproveite a Páscoa, a renovação que ela traz, e também a Feria de Abril!
Besos
Flah Menkita

domingo, 13 de março de 2011

How bizzare! Farruca!

Olá, pessoal!

Andei um pouco longe do blog, em função de algumas nebulosidades da vida, mas resolvi publicar este post pra darmos umas risadas e aprendermos um pouquinho também. Nesse divertido video, um rinoceronte baila flamenco, vestido de cueca!
Na verdade, ele está bailando uma farruca, palo flamenco de origem gallega (da Galícia), melancólico, sóbrio e viril, executado em um espaço pequeno, que exige grande técnica de pés. Seu compasso possui duas medidas de 4 tempos, com ênfase no primeiro e no terceiro ([1] 2 [3] 4 [1] 2 [3] 4).
Depois eu volto a falar um pouco mais desse palo e trago vídeos mais normais! :-)



A letra da canção do vídeo é esta aqui:

Una farruca
Una farruca en Galicia
Amargamente lloraba

Que se le había muerto el farruco

Que la gaita le tocaba


Y arriba la oliva

Y abajo el limón

Limón, limón, limonero
Limonero mío de mi corazón

Que con el tran, tran, tran, treiro...


Besos y tengan una buena semana!
Flah Menkita

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Flamenquitas!

Hola bonitas y bonitos!
Depois de muito tempo volto a escrever no blog do Flama. Estava com saudades!!
Muitas coisas aconteceram, mas meu coração sempre esteve presente por aqui, acalentado pelas palavras de minha amiga, companheira e 'cumadi' Flávia Gouveia. Que por sinal, cadê você 'fióta'?
Vou contar algumas coisas pra vocês: minha 'bebéia' já está com 5 meses, linda e gordita. Se vai ser flamenquita, só o tempo nos dirá. Mas adora um palmeado!! Por falar em flamenquita, tivemos uma visita muito especial nesse comecinho de ano. Nossa amiga y eterna bailaora Cecília. Foi muito bom poder reencontrá-la, conhecer seu marido, colocar os papos em dia, bailar umas sevillanas no dia de Reis, fazer um churrasquinho num dia de chuva e principalmente conhecer sua 'bebéia', linda, sorridente e muito simpática, que agora já deve estar com 8 meses e, quem sabe, será uma próxima flamenquita também. Olè!!
E nesse churrasquinho, tivemos companhias ilustres de amizades eternas e muito flamenca. E a chuva estava presente para lavar a alma e brindar nosso encontro!


E eu já estou esquentando os calcanhares para voltar a bailar. Tudo organizado, com horários marcados e agendados, pois essa vida materna requer tudo isso e muito mais.
Então fica aqui registrado, vamos nos encontrar nos palcos flamencos e na correria da vida.
Um ótimo 2011 para todos!!!
Besitos y olè!
Annie Carrera 'Glend´s'

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ano novo, novidades!

Olá! Feliz 2011!
Muita saúde, paz, amor, prosperidade e flamenco durante todo o ano que se inicia!
E novos projetos vêm por aí! A Annie já está esquentando os tamborins para retomar as atividades flamencas, e eu também. A convite da Mari Abreu, ingressei num novo grupo que está se formando e estou animada! Aproveito para abrir espaço para sugestões de nomes para o grupo, nos comentários deste post ou por e-mail.
Enquanto a próxima apresentação não acontece, fica a lembrança da última, com o trecho de vídeo abaixo e algumas fotos (veja no nosso álbum). Créditos do vídeo a Jack Leclaire (Rs!) e das fotos a Vitor Damiani (vitor@luzrefletida.com), Jack e Fer.



Besos
Flah Menkita

PS: Veja se consegue me achar aí no vídeo! :-)