sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa e Feria de Abril 2011

Chegamos a abril, mês em que celebramos a Páscoa e também uma das mais famosas feiras espanholas: a Feria de Abril.
Sobre a Páscoa, aproveito material levantado pela Annie para trazer uma curiosidade: a palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e significa 'passagem'. A data é muito especial tanto para cristãos como para judeus. Os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, sua passagem da morte à vida, enquanto a festa judaica homenageia a passagem da escravatura do povo no Egito para a liberdade na Terra prometida.
Quanto à Feria de Abril, que nada tem a ver com a Páscoa e surgiu apenas em 1846, bailaoras, bailaores e admiradores do flamenco entram no clima de festa para celebrar o evento que é realizado tradicionalmente na cidade espanhola de Sevilha e hoje é reproduzido em várias partes do mundo. A feira foi idealizada pelo catalão Narciso Bonaplata e pelo basco José María de Ybarra, inicialmente, como uma feira para o comércio de gado e mercadorias, conforme informações que colhi no blog de Marilyn Mafra.
Com o passar dos anos, o evento cresceu e tornou-se uma grande festa tradicional andaluza, atraindo turistas do mundo inteiro. Nas mais de mil casetas (pequenas casas) da feira, os sócios levam suas famílias e amigos para beber, comer, bailar e desfrutar.
A festa geralmente se inicia em uma segunda-feira, quando se reúnem os sócios para fazer o jantar típico e se acendem as luzes do portal, e só termina no domingo, com uma grande queima de fogos.
Como informamos no post do ano passado sobre a feira, suas principais atrações são os bailes por sevillanas, o Paseo de Caballos e a culinária baseada em peixes e frutos do mar.
A programação deste ano em Campinas é a seguinte:

Para mais detalhes, acesse: http://www.soniquete.com.br/
Aproveite a Páscoa, a renovação que ela traz, e também a Feria de Abril!
Besos
Flah Menkita