segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Carmen: Um sonho chamado Karina

Dia 24 de novembro de 2013 será um domingo muito especial. O dia em que um sonho será realizado. Um sonho que foi idealizado pela excelente profissional, artista, diretora, coreógrafa e bailaora, minha amiga, Karina Maganha.
Com um notável grupo de profissionais que a acompanham desde sempre, professores, músicos, bailaores, equipe técnica, alunos e muita gente boa!, esse espetáculo será inesquecível!!
Quero agradecer imensamente pela oportunidade de poder participar disso tudo. Agradeço à Karina por sua genialidade, criatividade e loucura pelo Flamenco! 
E à minha amiga e companheira Jocely Bonilla pela confiança e consideração por eu poder colaborar nos bastidores, apoio técnico e cenográfico. Obrigada Jô!
E para aqueles que estarão presentes na plateia, isso tudo é para vocês, que fazem parte do espetáculo. Aproveitem, desfrutem desta arte e saibam que para tudo isso acontecer, primeiro houve um sonho, um sonho de Karina, depois muito trabalho e dedicação de toda uma equipe muito especial.
Nos vemos lá! Hasta pronto.
Fuerza!
Olee!
Besos de Annie Carrera

sábado, 28 de setembro de 2013

Memórias do XI Festival Internacional de Flamenco

Hola, pessoal!
Finalmente consegui uma brechinha para escrever no blog do Flama! E o assunto é o show do XI Festival Internacional de Flamenco, em São José dos Campos, a que tive o prazer de assistir no dia 1º de setembro.
O espetáculo foi muito bom, com diversos bailaores, e a alegria de ver brilhando no palco referências em minha vida flamenca.


A convidada internacional, Inmaculada Ortega, apresentou coreografias lindas, com muita graça e energia. Adorei!


O evento teve ainda a participação do bailaor Pedro Fernández, que, como quem não quer nada, deixou a percussão no cajón e levantou-se para encantar a todos com seu baile.


Enfim, excelente momento para ficar na memória!


Infelizmente não pude participar de outras atividades do festival. Também não consegui ir às apresentações do mestre Antonio Canales em Campinas, mas fiquei contente em saber as impressões da Annie sobre a palestra desse ícone do flamenco! Olé!

Besitos
Flah Menkita

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Canales no Brasil! E em nossa alma...

Hoje tive a enorme satisfação de assistir a palestra do Maestro Antonio Canales. Sim! O próprio e bem de pertinho!

Foi mais uma experiência inesquecível em minha vida. Vida, como vida mesmo! Não só pela arte flamenca mas por toda existência.
É interessante como as pessoas quando falam de suas vidas e nos contam suas histórias pessoais, nos toca profundamente. Nos enaltece. E foi assim nesta noite. Adoro isso!
De uma maneira cordial e ao mesmo tempo jocosa, ele nos contou muito de sua experiência artística e profissional. Como Una buleria!!
E nos mostrou primordialmente a importância da mistura contemporânea a qual desfrutamos atualmente. Essa mistura que nos torna globalizados e difundidos pelo mundo. Por eso vamos a mesclar! Mesclar culturas, mesclar experiências e práticas, pois assim alcançaremos novos conhecimentos, novas ideias e percepções, porém com a eterna essência, a de ser Flamenco.


Canales fará um espetáculo nesta 5ª feira, dia 19 de setembro no Teatro Castro Mendes, aqui em Campinas, com o Grupo Soniquete, da anfitriã Mariana Abreu e com participações de flamencos especiais. Oleeee!!
http://www.canalesbrasil.com.br/

Gracias por la oportunidad única!
Besitos enaltecidos!!
Annie Carrera

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Flamenco de lá para cá!

Olá, pessoal!
Vêm aí atividades e apresentações flamencas excelentes!
Fiquem ligados para a programação do XI Festival Internacional Flamenco do Brasil, com a presença da bailaora Inmaculada Ortega, além de workshops nacionais e internacionais, cursos, mostra de dança, palestras e mercado flamenco! De 30 de agosto a 6 de setembro, em São José dos Campos e São Paulo. Detalhes no site do Festival.
Em Campinas, o destaque é para Antonio Canales, que irá apresentar espetáculo e ministrar curso e palestra nos dias 18 e 19 de setembro. Mais informações neste link.
E aqui um pouco de Inmaculada Ortega e Antonio Canales!





Hasta y besos!
Flah Menkita

domingo, 2 de junho de 2013

Castanholas

Hoje o assunto são as castanholas, ou castañuelas, em espanhol. Quase todas as civilizações possuíram instrumentos semelhantes às castanholas. Segundo José de Udaeta, no livro La castañuela española – origen y evolución (1989), esses foram os primeiros instrumentos inventados pelo homem.

Na Espanha, porém, a castanhola evoluiu por meio de experimentações dos artesãos, que aprimoraram tanto o material do qual é feita como sua forma, visando tirar dela os melhores sons. Esse instrumento de percussão é constituído por dois pedaços de madeira de castanheiro em forma de prato fundo, com furos por onde passa um cordão que prende o instrumento à mão.

Existem diversas maneiras de segurar as castanholas. No início do século XVIII, um dos grandes avanços na maneira de tocar as castanholas foi sua fixação no polegar, de modo a deixar os outros quatro dedos livres para a execução de toques variados. A partir de então as castanholas passaram a ser tocadas nos bailes de corte da Espanha.

As castanholas servem de acompanhamento rítmico para muitas danças folclóricas, como o flamenco, e são também empregadas na música erudita. Em qualquer par de castanholas há uma que tem o som mais agudo do que a outra. Para tocá-las, deve-se segurá-las com o polegar através do cordão que as une, fazendo-as estalar por meio da percussão rítmica dos dedos restantes. Em algumas ocasiões, batem-se as castanholas em movimentos de encontro de uma mão com a outra.

Aqui, um vídeo com a bailaora Olga Pericet tocando castanholas.



¡Besos y hasta!
Flah Menkita


Fonte das informações: El Duente Flamenco e Wikipedia

domingo, 14 de abril de 2013

Flamenco com Fabio Rodriguez

¡Hola, amigos!
Ontem e hoje tive o prazer de fazer o curso do bailaor Fabio Rodriguez no Estúdio Soniquete, evento integrante das programações da Feria de Abril deste ano em Campinas. Foi muito bom rever colegas e aprender um pouco mais sobre o flamenco, numa coreografia por tangos com passos, giros e movimentos de corpo que podem ser aproveitados também em outros palos. E com o Fabinho, excelente bailaor que admiro há tempos!
¡Estoy contenta!




Besos
Flah Menkita

domingo, 31 de março de 2013

Granada, tierra soñada

Hoje vou falar um pouco sobre a parte final da minha viagem à Espanha: Granada, com a deslumbrante Alhambra (visita virtual por aqui) e... mais flamenco! Desta vez, o flamenco foi no Jardines de Zoraya, que fica em Albayzin, com suas ruazinhas estreitas e sacadas com flores. Parece até cenográfico! Acomodação em uma mesa pertinho do tablado, fotos permitidas, vídeos também, e um jantar muito bom!

 
Fachada do Jardines de Zoraya


 Alegrias - Jardines de Zoraya

Alhambra - Patio de los Leones

Enfim... viagem emocionante, inesquecível... Quero voltar!
Olé con olé y olá!

Flah Menkita

sexta-feira, 15 de março de 2013

Feria de Abril 2013

Olá, pessoal!
Já começou a divulgação das programações para a Feria de Abril deste ano! Em Campinas, os eventos promovidos pela academia Soniquete acontecem de 12 a 27 de abril, no Café Tablao dias 13 e 14 de abril,  a festa, "Veinticuatro Horas en Granada!!" e no Centro de Arte Flamenca que comemora 15 anos de Feria de Abril, um convidado especial, o grande bailaor Pedro Cordoba.
Já em Belo Horizonte, o Pátio Espanhol tem atividades programadas nos dias 6 e 7.
Confira os detalhes abaixo e nos sites indicados. E aproveite!

http://www.soniquete.com.br/
http://www.cafetablao.com.br/
http://www.centrodearteflamenca.com.br/
http://www.patioespanhol.com.br/
  
Besos, besos.
Flah Menkita y Annie Glend´s

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Flama presente!

Olá, amigos!
No início de fevereiro, antes mesmo do carnaval, o Flama iniciou suas atividades de 2013 com uma apresentação particular. Fomos contratadas para bailar em uma festa de aniversário, em Campinas, no Alphaville. Dividimos as apresentações artísticas com a banda Intercâmbio. Foram várias coreografias, de diferentes palos, e três figurinos. Como sempre, nos divertimos muito!
Seguem algumas fotos.






Até a próxima! Besos!
Flah Menkita

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Andaluzia, olé!

Andaluzia: flamenco e belos palácios herdados dos árabes. Sim, mas é bem mais que isso!
Eu não imaginava que encontraria cidades tão charmosas e agradáveis por lá. Sevilha e Granada foram meus destinos, e cidades como Jerez, Cádiz, Málaga e Córdoba estão na lista para outra oportunidade.

Hoje falo um pouco de Sevilha, que é um encanto. A enorme Catedral de Sevilha é a maior da Espanha (e o terceiro maior  templo do mundo), tendo como parte a torre Giralda (a subida das 35 rampas é tranquila e a vista vale a pena!). Logo ao lado está o belíssimo Real Alcázar, também conhecido pela denominação Reales Alcázares, por se tratar de um conjunto de edifícios (você pode fazer uma visita virtual aqui). Há vários outros passeios deliciosos, como a Torre del Oro, o bairro Triana, a Plaza de España, que fica no Parque de María Luisa, ou simplesmente se embrenhar pelas ruelas sevilhanas, topando aqui e ali com tiendas flamencas, bares, restaurantes...


La Giralda

 
Plaza de España

Quanto ao flamenco em Sevilha, assisti a apresentações no El Arenal e no Museo del Baile Flamenco. As queridas sevilhanas só apareceram mesmo ali, assim como as castanholas. Em Madri parece que não há muito ibope para elas. O El Arenal - que proíbe não só o registro de vídeos (como os demais), mas também fotos do show - trouxe um espetáculo bem planejado e mostrou palos flamencos muito afinados com os que costumamos bailar por aqui: sevilhanas, alegrias, garrotim, soleá... O Museo del Baile Flamenco tem, além do belo show, quatro andares (incluindo o sótão) com materiais sobre o flamenco, com destaque para as fotos e para a primeira sala do andar interativo, onde vale a pena "empacar" e ficar pesquisando sobre cada palo, ver vídeos etc.


El Arenal

Museo del Baile Flamenco

Por hoje é isso! Tem ainda a parte final da viagem!
Hasta pronto!
Flah Menkita

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Farruca: baile feminino

E já que falamos do baile feminino desse palo, segue um vídeo mostrando a talentosíssima Sara Baras arrasando na farruca! Na parte inicial, ela baila com mais duas bailaoras. Muy lindo!



Besos
Flah Menkita

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FARRUCA

Aire por Farruca!!
Segundo alguns autores, o nome Farruca procede do termo "farruco" como são chamados na Andaluzia aos galegos e aos asturianos recém saídos da sua terra e, os elementos musicais que a constituem pertencem, na sua maioria, ao grupo de ritmos dos tangos.
Farruca, por ser considerado um baile masculino, é forte e estruturado. Porém hoje, com ares mais afeminados, tampouco bailado por mulheres, configuram posturas mais delicadas e toques contemporâneos.
Estamos nesse 'aire'!! Olé!


ANTONIO GADES - Um maestro da Farruca, impecável. Eternamente...


JOAQUIM CORTEZ - Bailaor da contemporaneidade. Novos olhares à cultura da arte flamenca...


EL GÜITO - A identidade cultural. Aqui um baile em que se expressa simplesmente toda intensidade e precisão. Eduardo Serrano Iglesias "El Güito", nasceu em Madrid em 1942. Pode-se perceber que para exprimir sua 'flama', não é necessário peripécias e estrepolias rítmicas, basta simplicidade e essência.


"...amores que van de paso
capricho de una mujer
no le hagas mucho caso y deja el agua correr
y deja el agua correr
que no hay voluntad en el mundo que la pueda detener
que no hay voluntad en el mundo que la pueda detener

que con el tran tran tran treiro
treiro treiro treiro tra
que con el tran tran tran treiro
treiro treiro treiro tra

que con el tran tran tran treiro
que con el tran tran tran treiro
que con el tran tran tran treiro..."
(Farruca del tran, tran - Diana Navarro)