Sara Baras em Voces, suite flamenca Foto: Peter Muller |
Feliz 2015, com muita esperança de dias melhores! E para colocar o foco em coisas positivas após o lamentável episódio do Charlie Hebdo, venho falar de flamenco e da realização de um desejo antigo. No dia 5 de janeiro tive o privilégio de assistir ao espetáculo de Sara Baras Voces, suite flamenca, em cartaz no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris. Que encanto!
Com coreografia e direção de Sara Baras, o espetáculo faz uma homenagem a ícones do flamenco como Paco de Lucía, Camarón de la Isla, Antonio Gades, Enrique Morente, Moraíto e Carmen Amaya, com retratos povoando o cenário e trechos de depoimentos alinhavando os onze números apresentados. O espectador é assim, entre um número e outro, transportado ao universo de cada artista homenageado.
Três cantaores, dois percussionistas e dois guitarristas realizam a música de Voces, que inclui palos como seguirilla, bulerías, farruca, tientos, soleá e soléa por bulería.
O corpo de baile composto por três casais divide o palco com a grande estrela e também apresenta belos números sem a atuação de Sara Baras, como Las Carmenes.
Mas o casal de destaque é Baras e seu marido, o talentoso bailaor convidado José Serrano, que realiza também uma soleá de coreografia própria, arrancando muitos "olés" da plateia!
Em figurinos quase sempre esvoaçantes, sapatos pretos e com o cabelo preso em um coque simples, sem muitos adereços, Sara Baras traz a atenção para a velocidade e a precisão de seu sapateado, seus lindos giros quebrados, a leveza de seus braços e sua expressão intensa, ora de contrição, ora de total regozijo. A farruca foi baile puro, Sara Baras trajando simplesmente calça e blusa pretas, rodeada por espelhos. Fosse eu bailando já iria querer botar um detalhezinho vermelho... rs...
Assista aqui a trechos de Voces, suite flamenca.
Com José Serrano e Sara Baras |
¡Besos!
Flah Menkita