quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Paco de Lucía

Entre as notícias desta manhã, a surpresa que deixou o dia em penumbra: "Morre Paco de Lucía".
Expoente da música flamenca e conhecido mundialmente por sua genialidade, Paco estava estabelecido em Toledo (Espanha) e passava uma temporada na companhia de seus filhos pequenos em sua residência em Cancún (México) quando sofreu um infarto. Sua cidade natal, Algeciras (província de Cádiz, Espanha), está em luto oficial de 3 dias.
Francisco Sánchez Gómez nasceu em 1947 e tornou-se Paco de Lucía ainda pequeno, por associação de seu apelido ao nome da mãe Lucia Gomes (ou Lucía Gómez, em espanhol). O intuito era diferenciá-lo de outros "Pacos" da rua onde morava. Começou a tocar violão aos 7 anos e iniciou sua carreira aos 12, com o dueto Los Chiquitos, formado com seu irmão Pepe. Desde então, sua dedicação e talento o conduziram a uma trajetória de destaque, com mesclas de influências do jazz, do blues, da bossa nova e do pop. Recebeu prêmios como o Premio Nacional de Guitarra do Concurso de Arte Flamenca de Córdoba e o Prêmio Príncipe de Asturias das Artes, além do título de Doutor Honoris Causa na Universidades de Cádiz e no Berklee College of Music of Boston. Veja aqui sua discografia.
Entre os parceiros, destaca-se o cantaor Camarón de la Isla (1950-1992), com quem gravou dez álbuns. Com Djavan, gravou um solo para a canção Oceano, lançada em 1989.
Em novembro de 2013, Paco esteve no Brasil depois de um intervalo de 16 anos, com apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Infelizmente não pude assistir-lhe pessoalmente. Ficará para sempre seu legado e a emoção que se repete a cada vez que ouvimos sua música.
Seguem dois vídeos e links relacionados. A imagem é do site Lastfm.
 
Entre dos aguas


Oceano
Links:
http://www.abc.es/cultura/musica/20140226/abci-muere-paco-lucia-201402260852.html
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/02/1417982-violonista-espanhol-paco-de-lucia-morre-aos-66-no-mexico.shtml
http://musica.br.msn.com/morre-paco-de-luc%C3%ADa-s%C3%ADmbolo-da-renova%C3%A7%C3%A3o-e-difus%C3%A3o-do-flamenco-2

Flah Menkita

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Flamenco e literatura

Hola, como están?
Nos últimos tempos minha vida esteve tão atribulada que não consegui movimentar o blog do Flama. Ainda bem que a Annie está trazendo novidades a vocês! Gracias, cumadita!
O que tem me tocado recentemente se refere a literatura. Palavras carregadas de sentido e sentimento, que, depois de lidas, seguem reverberando na alma. Um encanto que se processa em outras artes também, como o flamenco, por meio de acordes, notas, passos, aire...
Eis que me deparei esses dias com uma junção de literatura, música e dança flamenca, num trabalho baseado no poema "Ergo uma rosa", de José Saramago. O cante é de Luis Pastor e o baile, de María Pagés.



Luis Pastor, que não canta flamenco, musicou 14 poemas de Saramago no disco-livro "En esta esquina del tiempo" ("Nesta esquina do tempo"), lançado em 2006. São dois cds, um em castelhano e outro em português.
O trabalho de Saramago uniu-se ao flamenco não apenas no baile de María Pagés, mas também na voz da cantaora Esperanza Fernández, com o trabalho "Mi voz en tu palavra" (aqui informações biográficas da cantaora, divulgadas pelo site Deflamenco). O site Aireflamenco, indicado pela Annie neste blog, traz uma entrevista com Esperanza Fernández sobre esse trabalho.
No vídeo a seguir, ela canta um garrotín com letra-poema "A ti regreso mar", de Saramago.



Termino por aqui, mas o encanto me acompanha. Que acompanhe vocês também!
Flah Menkita

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

2014! Siempre Flamenco!

Notícias da Espanha, novidades, estreias, lançamentos... enfim, a arte flamenca não para!!
E para estarmos sempre atualizados e buscando novas ideias, se não podemos ir à Espanha, a Espanha chega até nós.
Graças a este mundo, todo conectado e ligado dia e noite interruptamente e a essa tecnologia cada vez mais avançada podemos nos "antenar" aos últimos lançamentos do mundo flamenco.
Muy rico!! A desfrutar!!

Um vídeoclip recém lançado de Tete Pineda.


E um periódico flamenco para quem quer saber de todos os lançamentos desta arte cheia de paixão!
http://www.aireflamenco.com/

Arsa y toma!
Olé!
Annie Carrera