segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Flamenco e literatura

Hola, como están?
Nos últimos tempos minha vida esteve tão atribulada que não consegui movimentar o blog do Flama. Ainda bem que a Annie está trazendo novidades a vocês! Gracias, cumadita!
O que tem me tocado recentemente se refere a literatura. Palavras carregadas de sentido e sentimento, que, depois de lidas, seguem reverberando na alma. Um encanto que se processa em outras artes também, como o flamenco, por meio de acordes, notas, passos, aire...
Eis que me deparei esses dias com uma junção de literatura, música e dança flamenca, num trabalho baseado no poema "Ergo uma rosa", de José Saramago. O cante é de Luis Pastor e o baile, de María Pagés.



Luis Pastor, que não canta flamenco, musicou 14 poemas de Saramago no disco-livro "En esta esquina del tiempo" ("Nesta esquina do tempo"), lançado em 2006. São dois cds, um em castelhano e outro em português.
O trabalho de Saramago uniu-se ao flamenco não apenas no baile de María Pagés, mas também na voz da cantaora Esperanza Fernández, com o trabalho "Mi voz en tu palavra" (aqui informações biográficas da cantaora, divulgadas pelo site Deflamenco). O site Aireflamenco, indicado pela Annie neste blog, traz uma entrevista com Esperanza Fernández sobre esse trabalho.
No vídeo a seguir, ela canta um garrotín com letra-poema "A ti regreso mar", de Saramago.



Termino por aqui, mas o encanto me acompanha. Que acompanhe vocês também!
Flah Menkita

Nenhum comentário: