Às vezes me perguntam sobre o baile masculino e as diferenças entre homens e mulheres no flamenco. O assunto rende, mas gostaria de colocar alguns pontos.
Em geral, observa-se uma predominância de mulheres que buscam e se dedicam à dança flamenca. No Brasil, vejo as escolas de flamenco sofrerem de déficit de bailaores, o que faz reduzir os (tão lindos) números apresentados por casais.
Na Espanha, tradicionalmente, convencionou-se dividir a apresentação dos palos conforme o sexo, atribuindo-se aos homens palos como a Farruca e o Martinete, e às mulheres as Alegrias, Tientos, Guajira.
A separação de gêneros e palos baseia-se em diferenças consideradas naturais entre homens e mulheres, sendo as "danças femininas" caracterizadas pela graça, delicadeza e sinuosidade do baile "da cintura para cima" enquanto nas "danças masculinas" tem-se a sobriedade, a precisão do sapateado e a força do baile executado "da cintura para baixo". O próprio sapateado, no início, era exclusivo dos homens, por exigir maior preparo físico. As roupas e acessórios também compõem essa polarização, permitindo-se às mulheres as cores vivas, babados, leques, brincos, peinetas... Para os homens, calças escuras, cintos largos, camisas brancas, coletes sóbrios.
Novos tempos
Com o tempo, os dançarinos de flamenco tornaram difusa essa demarcação que separava com clareza os artistas masculinos e femininos. Hoje as experimentações de bailes e mesmo trajes são diversas, sem extinguir a diferenciação tradicional.
Alguns cliques me levaram a materiais interessantes sobre o tema, como este artigo de Cristina Cruces Roldán, da Universidade de Sevilha, chamado "De cintura para arriba": hipercorporeidad y sexuación en el flamenco. No site Flamenco-world encontrei uma entrevista com o bailaor Manolo Martín, que diz : "El hombre, antes creían que tenía que ser como una máquina de fuerza, romper el escenario; y la artista era la mujer. Me parece una tontería porque el hombre puede tener arte, puede mover incluso las manos y no parecer afeminado". A bailaora cordobesa Fátima Franco, autora do premiado livro La indumentaria en el baile flamenco. Un recorrido histórico, faz uma ressalva em artigo publicado no site Cordobaflamenca: "Lo cierto es que en la actualidad, el baile de mujer al incorporar ese virtuosismo en la ejecución de zapateados está dando lugar a la casi extinción de la coquetería, y la sensualidad propia del baile de mujer. Podríamos hablar de que esta simbiosis, es un reflejo del cambio de mentalidad de la sociedad actual, que ha ido eliminando los roles y diferencias de género, provocando una escuela de baile flamenco asexuada. Como consecuencia de esta metamorfosis, la actuación de baile ha llegado en demasiadas ocasiones, (según muchos entendidos) a simular una tabla de ejercicios de karate más que una coreografía plástica y flamenca".
Exposição
Evocando o tema, uma instigante exposição do fotógrafo colombiano Ruven Afanador estreou em Nova York no dia 8 de novembro e seguirá até o final de fevereiro. São 60 fotografias em preto-e-branco de homens no flamenco incluídas no recém-lançado livro Ángel Gitano. The man of flamenco, com prefácio da atriz Diane Keaton.
Bailaores como Samuel Flores Carmona, Antonio Canales, Miguel Poveda e Miguel Flores foram fotografados por Afanador em Sevilha e Jerez de la Frontera para o produção do livro, que levou três anos. Cinco anos atrás, o fotógrafo lançou Mil Besos, com a temática feminina no universo flamenco.
Desinibidos, maquiados, com roupas "de homem", "de mulher" ou nus, bailaores e cantaores de diferentes idades estrelam imagens irreverentes e muito originais para essa arte secular de tradições tão demarcadas.
Capa do livro Ángel Gitano. Bailaor Eduardo Guerrero Gonzalez. Huffington Post. |
Farruquito no Brasil
Por falar em homens no flamenco, não poderia deixar de mencionar o espetáculo Improvisao, que o bailaor espanhol Farruquito fará no Brasil, com apresentações nos dias 21, 23 e 24 de novembro (Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, respectivamente).
Segundo notícia do portal UOL, o trabalho explora o flamenco autêntico, baseado na improvisação e dispensando cenários.
Besos a los hombres y las mujeres!
Flah Menkita
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